É COPA AMIGOS...!!!!
- PHSS Consultoria
- 7 de dez. de 2022
- 2 min de leitura
A cada 4 anos ocorre um fenômeno...

Para os não amantes de futebol, uma rápida explicação:
A Copa do Mundo é um campeonato mundial de futebol, que acontece a cada quatro anos, organizada pela FIFA (Federação Internacional de Futebol). Nações de todos os continentes passam por jogos eliminatórios para se classificar e poder disputar a taça. A Copa passou a ser realizada em 1930, com a primeira competição sediada pelo Uruguai. A escolha da nação-sede é determinada em eleições feitas pela própria Fifa.
MAS, POR QUE 4 ANOS?
O principal motivo deles é para não coincidir com os Jogos Olímpicos. Por exemplo, se os Jogos Olímpicos acontecem a cada 4 anos e a Copa do Mundo a cada 3, uma hora ou outra, os jogos vão coincidir de cair no mesmo ano. Aí estraga o calendário. Ficaria insustentável, mesmo que nas Olimpíadas o time que disputa o futebol é o sub-23.
Outro motivo é que a Copa do Mundo não teria a mesma graça. Pense bem, a Copa do Mundo só é tão importante assim porque é disputada em períodos longos. Cria-se toda uma expectativa para esse evento.
O FENÔMENO… COPA DO MUNDO…
Um estudo de Orlando Duarte apresenta o aumento da popularidade da Copa do Mundo desde 1930 até o evento de 2002. Os dados variam de 434.500 pessoas no evento inicial, atingindo, em 2002, 2,5 bilhões de espectadores. É preciso lembrar que, em 1930, não existia televisão e havia muitas limitações nos meios de comunicação, fato inimaginável atualmente. Essa visibilidade mundial que a Copa do Mundo possui faz dela um grande evento comercial. Isso significa que a FIFA construiu um negócio bilionário, vendendo a sua marca e seus direitos televisivos ao oferecer às empresas globais a maior oportunidade publicitária do mundo.
Outra coisa importante para pensar é que não é apenas de futebol que vive a Copa do Mundo: economia e política também fazem parte do pacote! A escolha do país-sede do evento ocorre a partir de acordo entre investidores e instituições governamentais a partir de interesses políticos e econômicos comuns. Além disso, a tensão da realização do evento é tão grande que a FIFA recorre a coberturas financeiras contra possíveis cancelamentos de Copa do Mundo. Um exemplo que ficou bastante famoso foi o da Copa de 2002, ocorrida no Japão e na Coreia do Sul, em que a FIFA se assegurou contra cancelamentos decorrentes de terremotos ou de instabilidade política.
Os interesses envolvidos em um evento do nível da Copa do Mundo de Futebol são muito maiores do que o simples amor pelo esporte. Mas é claro que isso acontece por parte de quem organiza. O lado de quem torce não tem economia e não tem política: o espectador quer ver o seu país vencer e, de preferência, com futebol bonito. É só quando vemos um país inteiro parar para ver um jogo de futebol na televisão que conseguimos compreender o tamanho desse evento!
Claro que a copa não é apenas um evento para amantes de futebol, ela é democrática, ela é inclusiva e ela é principalmente a união de vários pensamentos diferentes para um benefício comum de um país, uma seleção. Afinal, todo futebol mundial para, para acompanhar suas estrelas em atuação.
Siga minhas redes sociais para acompanhar próximos texto:
Leia outros TEXTOS:
Comments