top of page

O Sr. MERCADO

  • Foto do escritor: PHSS Consultoria
    PHSS Consultoria
  • 23 de nov. de 2022
  • 7 min de leitura

Muito me apetece olhar para finanças e economia…



Antes de começar, uma parábola:


A Parábola do Senhor Mercado

Imagine que possuímos uma parcela de uma empresa.

Temos um parceiro imaginário na empresa chamada Senhor Mercado, que nos oferece um preço a cada dia em que podemos comprar ou vender a ele nossa participação na empresa.

O Sr. Mercado é um homem emocional que deixa seu entusiasmo e seu desespero afetar o preço que ele está disposto a comprar/vender ações em qualquer dia.

O aspecto afortunado desta parábola é que o Sr. Mercado não se importa se você se aproveitar dele. Ele aparece todos os dias com um preço que ele está disposto a comprar ou vender ações.

Às vezes, ele é exuberante e define o preço acima do valor fundamental do negócio.

Alguns dias ele é pessimista e temeroso, então ele define o preço abaixo do preço fundamental do negócio.

Na ocasião, em extremos emocionais, a diferença entre o PREÇO e o VALOR pode ser extrema.

O Sr. Mercado é muitas vezes identificado como tendo características maníaco-depressivas comportamentais humanas:

  1. É emocional, eufórico, temperamental

  2. Muitas vezes é irracional

  3. Oferece transações estritamente à sua escolha

  4. Existe para servi-lo, para não guiá-lo

  5. É, no curto prazo, uma máquina de votação, a longo prazo, uma máquina de pesagem

  6. Oferecer-lhe-á a oportunidade de comprar na baixa e vender na alta

  7. Frequentemente é eficiente … mas nem sempre.

Esse comportamento permite que o investidor aguarde até que o Sr. Mercado tenha um “humor pessimista” e ofereça um baixo preço de venda.

O investidor tem a opção de comprar a esse preço baixo.

Portanto, a paciência é uma virtude tão importante quando se lida com o Senhor Mercado.

A alegoria do Sr. Mercado de Ben pode parecer ultrapassada no mundo moderno do investimento, em que a maioria dos profissionais e acadêmicos fala sobre mercado eficiente, proteção dinâmica e betas. O interesse deles por esses assuntos é compreensível, já que as técnicas envoltas em mistério obviamente têm valor para os provedores de conselhos de investimento; afinal de conta, existe algum médico que tenha ficado rico e famoso apenas por aconselhar a tomar duas aspirinas?” Warren Buffett


O Senhor Mercado é um investidor imaginário inventado por Benjamin Graham e introduzido em seu livro de 1949 The Intelligent Investor“.

No livro, o Senhor Mercado é um investidor hipotético impulsionado pelo pânico, a euforia e a apatia (em qualquer dia) e se aproxima do seu investimento como reação ao seu humor, e não por análise fundamentalista (ou técnica).

O investidor e autor Benjamin Graham inventou o Senhor Mercado como um meio inteligente de ilustrar a necessidade de os investidores tomarem decisões racionais em relação às suas atividades de investimento em vez de seguirem as emoções.

O Senhor Mercado ensina que, embora os preços flutuem, é importante olhar o quadro geral (fundamentos) em vez de reagir às respostas emocionais temporárias.

O que você vai aprender nesse artigo:

  • Quem é o Senhor Mercado, suas características, personalidade e manias

  • Como o investidor inteligente deve se comportar em relação ao preço x valor

  • Porque você deve aproveitar a euforia do Sr. Mercado

O Senhor Mercado e O Investidor Inteligente


Existem dois capítulos do livro “O Investidor Inteligente” que o megainvestidor Warren Buffett considera essenciais para todos os investidores, os capítulos 8 e 20.

O capítulo 8 explica sobre o Senhor Mercado e como o investidor deve se comportar em relação e ele. O capítulo 20 fala sobre “Margem de Segurança”, que é a síntese do investimento inteligente.

O conselho nesses capítulos fornecem o quadro adequado para a tomada de decisões e desenvolvimento da disciplina emocional.

Buffett continua dizendo que se você seguir os princípios comportamentais e empresariais que Graham defende, você não obterá um mau resultado de seus investimentos.

Se você alcançar resultados excelentes dependerá do esforço e do intelecto que você aplica aos seus investimentos, bem como as amplitudes da loucura do mercado de ações que prevalecem durante sua carreira de investimento. Graham e Buffett passaram anos estudando a história e a psicologia dos mercados.

Graham escreve o livro dando atenção principalmente aos princípios de investimento e atitudes dos investidores.

Os princípios subjacentes ao investimento sólido não devem alterar de uma década a outra, mas a aplicação desses princípios deve ser adaptada a mudanças significativas nos mecanismos financeiros.

Estudar história financeira e dos mercados é fundamental para se tornar um investidor inteligente.

Como Graham diz: “Para investir inteligentemente em valores mobiliários, deve-se ter um conhecimento adequado de como os vários tipos de títulos e ações se comportaram de fato em condições variáveis ​​- algumas das quais, pelo menos, é provável que se encontre de novo em sua própria experiência.”

Nenhuma afirmação é mais verdadeira e melhor aplicável a Wall Street do que a famosa advertência de Santayana: “Aqueles que não se lembram do passado estão condenados a repeti-lo.”

Preço x Valor


O mercado de ações é propenso a flutuações selvagens.

O investidor nem sempre se concentra no valor de uma ação como um empresário, mas sim permite que suas emoções afetem as decisões de compra e venda.

Muitos investidores se concentram no timing do mercado.

Em outras palavras, eles tentam prever o mercado através de direção, impulso ou vários outros indicadores que eles acreditam prever o futuro. Graham argumenta que “é absurdo pensar que o público em geral pode ganhar dinheiro com as previsões do mercado”.

Através do Investidor Inteligente, Graham demonstra que o investidor deve usar o preço para tomar decisões de compra e venda.

Queremos comprar ações quando tiverem um preço abaixo do seu valor justo e vender ações quando avançarem acima do valor justo.

Se todo investidor fizesse suas pesquisas e comprasse apenas ações com uma margem de segurança abaixo do valor intrínseco da empresa, o mercado seria eficiente e bastante estável. Mas sabemos que isso não é verdade. O mercado muda de um dia para o outro e faz grandes balanços na avaliação em períodos de euforia e pessimismo.

Graham usou uma parábola com um investidor imaginário chamado Senhor Mercado para ilustrar como um investidor inteligente deveria aproveitar as flutuações do mercado.

Esta é uma parábola sobre ganância e medo, preço e valor, e como o investidor inteligente irá reagir.

Utilize o Senhor Mercado a seu Favor

O trabalho do Sr. Mercado é fornecer preços; Seu trabalho como investidor inteligente é decidir se é vantajoso agir sobre eles.

O investidor inteligente deve fazer seu dever de casa.

Ele conhece o valor fundamental de seu interesse.

Quando o Sr. Mercado quer vender a preços muito abaixo do valor intrínseco, o investidor inteligente pode optar por comprar com ele.

Quando o Sr. Mercado está disposto a comprar por mais do que seu valor fundamental, o investidor inteligente pode optar por vender para ele.

Adoro esta história porque é simples e ainda profunda em sua aplicação da vida real.

É uma mentalidade de busca de oportunidades com base em valor e preço, NÃO em emoção ou tempo.

É a disciplina de evitar possuir ativos com preços acima do valor real.

O investidor inteligente tentará aproveitar o Sr. Mercado comprando baixo e vendendo alto. Não há necessidade de se sentir culpado por arrancar o Sr. Mercado; Afinal, ele está ajustando o preço.

Como um investidor inteligente, você está fazendo negócios com ele somente quando é sua vantagem. Isso é tudo.

É importante estar preparado para as inevitáveis ​​flutuações do mercado com suas finanças e seu intelecto.

Em outras palavras, você deve estar preparado financeiramente e emocionalmente para se beneficiar de preços que estão desconectados de seus valores reais.

Como investidor, você deve parar de comparar-se com os outros.

Não se trata vencer o mercado ou não.

Trata-se de aderir à sua disciplina e encontrar seus próprios objetivos de investimento.


Controle o Controlável e Ignore o Resto

Ironicamente, os investidores parecem se tornar mais atraídos pelas ações quanto mais alto os preços. Isto é o oposto de sua reação no supermercado quando o preço de sua fruta favorita aumenta no preço.

Uma das ideias mais poderosas de Graham é esta:

O investidor que se autoriza a ser carimbado ou preocupado indevidamente com declínios de mercado injustificados em suas participações está transformando perversamente sua vantagem básica em uma desvantagem básica. Benjamim Graham

O que Graham quer dizer com essas palavras “vantagem básica”?

Ele quer dizer que o investidor individual tem toda a liberdade para escolher seguir ou não o Sr. Mercado.

Você tem o luxo de poder pensar por si mesmo.

Quando perguntado sobre o que a maioria dos investidores individuais conseguiram, Graham teve uma resposta concisa: “A principal causa do fracasso é que eles prestam muita atenção ao que o mercado de ações está fazendo atualmente”.

Investimento inteligente é sobre controlar o controlável.

Você não pode controlar se as ações ou ativos que você compra superarão o mercado hoje ou os próximos meses, mas você pode controlar:

  1. Seus custos na corretora, negociando raramente, com paciência e disciplina

  2. Seus impostos, não comprando e vendendo (girando) os ativos da sua carteira

  3. Suas expectativas, usando o realismo, não a fantasia, para prever seus retornos

  4. Seu risco, ao decidir quanto de seu patrimônio investirá no mercado de ações, diversificando e reequilibrando.

  5. E, acima de tudo, seu próprio comportamento.

Os preços das ações flutuam dia a dia.

Mas ao longo de muitos anos, os preços das ações refletirão o verdadeiro valor intrínseco do negócio subjacente.

No ambiente de mercado de hoje, é especialmente importante lembrar esse fato – e sempre pensar no Sr. Mercado.

Lembre-se, o Senhor Mercado tem graves problemas emocionais incuráveis ​.

Às vezes ele está feliz, às vezes ele está deprimido.

Mas ele não se importa de ser ignorado, e ele sempre voltará amanhã para lhe citar um novo preço. Então, deixe o Sr. Mercado servi-lo e não o guie. Aproveite quando ele citar um preço atrativo e ignore o resto do tempo.

Tenha isso em mente, e você vai sobreviver o que os mercados lançarem para você.


CONCLUSÕES

A parábola do Senhor Mercado é o conceito central de investimento em valor.

Na sua forma mais básica, o investimento em valor é simplesmente desenvolver uma estratégia para criar nosso próprio preço para um ativo com base nas finanças da empresa, desempenho passado, gerenciamento e perspectivas de futuro.

Com nosso próprio preço intrínseco do ativo, podemos então decidir a que preço devemos comprar e quando devemos vendê-lo.

Se investimos sem ter um sistema para analisar o valor de uma empresa e determinar o nosso próprio preço, simplesmente estamos jogando dardos em um quadro de histórias giratórias de nossos sucessos e falhas aleatórias.

Evite permitir que o Senhor Mercado influencie seu comportamento, mas sim aproveite seu comportamento irracional ao comprar quando ele está desanimado e vendendo quando ele é eufórico.

Se você se concentrar em possuir empresas boas, em ativos de valor, negociadas a preços razoáveis, os resultados cuidarão de si mesmos.

Pense em maneiras de isolar-se das emoções do mercado – não ignore o medo e a loucura dos outros nem os seus próprios -, mas pense em maneiras de se tornar mais racional.

Eu tento fazer minha lição de casa: estudar a empresa, conhecer a indústria, ter uma margem de segurança, etc.

Se você rastrear seus erros, você pode pensar em soluções para se proteger da irracionalidade.

Bons hábitos, como comer bem, dormir o suficiente, exercitar e tirar pausas funciona para mim, mantendo um quadro mental tranquilo.

O que importa é o que você pode fazer dentro do seu processo de investimento para usar o preço como um aliado e não como um inimigo.

Pegue os princípios que funcionam e adapte-os ao seu estilo

Lembre-se: Investir não é sobre vencer outros em seu jogo. Trata-se de se controlar em seu próprio jogo.

Não seja seu pior inimigo!

Bons investimentos!



Comentarios


Post: Blog2_Post
bottom of page