top of page

Assisti a NÃO OLHE PARA CIMA!

  • Foto do escritor: PHSS Consultoria
    PHSS Consultoria
  • 16 de fev. de 2022
  • 3 min de leitura

Minha opinião sobre o filme do momento no NETFLIX.


Hoje quero falar um pouco sobre minha opinião sobre o filme da NETFLIX que vem fazendo sucesso e está recentemente em alta no mundo do cinema. Não sei se você, caro leitor, assistiu, então prometo que NÃO TEM SPOILER!

Antes de começar te deixo um TRAILER (caso queira assistir):


Caso não queira, te deixo a breve sinopse: “Dois astrônomos medíocres descobrem que em poucos meses um meteorito destruirá o planeta Terra. A partir desse momento, eles devem alertar a humanidade por meio da imprensa sobre o perigo que se aproxima.”

Bom, vamos aos fatos…

  • Qual a mensagem do filme Não Olhe para Cima?

A obra aposta em humor e suspense para contar a história de dois cientistas que descobrem um corpo espacial sólido vindo em direção ao planeta e tentam alertar autoridades e imprensa para que providências sejam tomadas. Porém, são envolvidos em um jogo político de interesses em que a ciência não é lavada à sério. E esse é um dos pontos que têm suscitado debates entre os que percebem na produção hollywoodiana uma crítica social aos tempos atuais e àqueles que consideram rasos os argumentos do filme.

A crítica: assistir a Não Olhe para Cima é uma opção. Transitar por qualquer mídia social ou site de notícias sem topar com repercussões sobre o filme nestes últimos dias é praticamente inevitável. A produção reforça a polarização que vem tomando conta das redes sociais, com críticas e interpretações diversas de um lado e exaltações à forma como buscou retratar o negacionismo e o tratamento político de diversas questões sociais de outro.


E se fosse real?

Para esclarecer: não existe ameaça conhecida para os próximos 100 anos. Isso porque temos um monitoramento constante de vários objetos que passam próximo da Terra. Enfatizando que "próximo" em escalas astronômicas, sem representar nenhum perigo à vida terrestre. O centro para estudos de NEO (Near-Earth Objects) do JPL mantém uma tabela de aproximações atualizada diariamente.

Mas, e se um cometa não monitorado acontecesse de estar em rota de colisão com à Terra? A boa notícia é que qualquer cometa que represente um perigo real para vida terrestre, ou seja, maior que 5 km, não chegaria de surpresa, sem detecção. Conseguiríamos detectá-lo com alguma antecedência.

E planos de defesa planetária se tornam cada vez mais próximos da realidade. De fato, entre diferentes estratégias, a NASA lançou a primeira missão teste cujo objetivo é tentar desviar a rota de asteroides. Essa é a DART (Double Asteroid Redirection Test), lançada em novembro de 2021! O objetivo da DART é entender se colidir um satélite intencionalmente com um asteroide é o suficiente para alterar sua rota e garantir a segurança na Terra. Mas os cientistas gostam de enfatizar: o asteroide usado como teste NÃO representa perigo nenhum. Essa missão é um teste para, caso no futuro, venhamos a descobrir um asteroide que representa de fato um perigo à vida terrestre.

Portanto, calma está tudo sobre CONTROLE!

  • QUAL A REAL CRÍTICA?

O filme entrega muito mais, principalmente na mensagem crítica que apresenta e desenvolve sua narrativa apocalíptica da melhor maneira possível: beirando a comédia do início ao fim.

Mas não podemos deixar de salientar a sátira a dois principais pontos que vemos em nossa sociedade, a mídia manipuladora e a política negacionista e interesseira que não só no BRASIL é nítida. Quais são os interesses do mundo atual? Estamos sendo fúteis ao se priorizar coisas que são mais fúteis ainda?

Caso tenha assistido comenta o que você achou do filme, caso não assistiu recomendo muito assistir ao filme, pois são assuntos que estamos passando com essa nova mudança do mundo digital e pós-pandémico.

Convido-te também a ler mais criticas que eu faço no aplicativo PEOPLE, uma rede social que vários usuários comentam sobre filmes, aplicativos e vários pontos que são possíveis discutirmos e avaliarmos no aplicativo!




Até mais! Obrigado por ler, se você chegou até aqui!

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page